Projeto:Sobre

De Atlas de Laranjal Paulista

➡️ Para voltar para o início, ver Página principal


Dialog-warning.svg AVISO: Este texto é antigo (2003) e não reflete a atualidade! Ele está sendo revisto e reescrito.


Da missão do Atlas

Um dos motivos que me levou a decidir pela elaboração do Atlas de Laranjal Paulista foi a falta de uma publicação com dados mais recentes e organizadamente agrupados e de fácil acesso. O outro motivo foi o desejo de tornar acessível à população conhecimento para entender a realidade do município.

Com o Atlas eu espero estar pavimentando um caminho para o debate sobre da necessidade de ter uma visão crítica e racional do município, tanto passado, presente e futuro; e sobre a necessidade de facilitar o acesso livre e irrestrito às informações referentes ao nosso próprio lugar de vida.


"Os indivíduos ou sociedades que perdem interesse pela sua projeção no amanhã já se encontram às portas da morte." Fábio Konder Comparato, Folha de São Paulo, domingo, 27 de novembro de 2005.


Como funciona o Atlas

Da divisão do Atlas

Este Atlas foi dividido em 5 seções: Físico, Político, Social, Econômico e Histórico. As seções são compostas de páginas contendo vários tópicos relacionados. Cada seção é identificada pelas barras de navegação no cabeçalho e rodapé para facilitar a identificação das páginas.

Essas são as seções do Atlas:

  • Físico: aborda dados físico-territoriais do Município, como localização do Município, divisão territorial, relevo, usos do solo, hidrografia e clima. Ainda há comparações entre Laranjal Paulista entre municípios vizinhos, outros municípios, e até mesmo com outros países. Fora isso esta seção contém fotos de satélite e uma subseção de mapas.
  • Político: aborda sobre símbolos oficiais, estrutura política e administrativa, participação política, instrumentos de gestão pública e as principais leis (Lei Orgânica Municipal, Plano Diretor e Lei Orçamentárias).
  • Social: aborda dados sobre população, educação, saúde, saneamento, energia, habitação, transportes e sistema viário, segurança e telecomunicações, cultura, esporte e turismo. E ainda há uma subseção de mapas sobre os dados sociais do Município.
  • Econômico: aborda dados sobre empresas, mão de obra empregada, salário e rendimento e atividades econômicas.
  • Histórico: possui um resumo histórico de Laranjal Paulista e da ferrovia, e aborda a evolução política-administrativa, populacional e urbana. Possui também uma galeria de fotos e mapas antigos.

Dicas

Pelo Atlas estão espalhadas caixas (“boxes”) com informações diversas: notas, dados complementares, explicações, curiosidades, observações, etc. Em vários destes boxes estão informações complementares sobre os dados dos Atlas. Outros boxes (em amarelo) sugerem a leitura de outros textos em outras partes do Atlas.

Em quase totalidade das tabelas e mapas possuem em baixo a sua fonte, isto é, a origem dos dados.

Edit-check-sheet.svg Tarefas: Futuro: glossário de termos para explicar o significado de certos termos técnicos ou determinadas palavras.


Dos dados e sua atualização

Não foi possível, em vários casos, dotar o Atlas de dados mais recentes e oficiais. Em outros casos há dúvida, inconsistência e inexistência de dados disponíveis, mas, mesmo assim, estão muito próximos da realidade, pois houve muita dedicação para retificar muitos dados e os mapas. O Atlas será gradualmente revisto e atualizado na medida do possível.

Os mapas ainda necessitam de ajustes e os dados do Atlas de forma geral precisam de revisão e atualização. Por isso, chego a uma conclusão que Laranjal Paulista é carente de uma publicação, programa ou órgão que agrupe, organize e forneça os dados do Município. Informação é um instrumento de afirmação da cidadania, pois nos habilita a entender e mudar realidades, e de planejamento administrativo e urbano.

Fica assim disponibilizado o Atlas em caráter experimental. São aproximadamente 110 páginas de informação se fossem impressas.

Tenha uma boa leitura e uma boa explorada!


Sobre o logotipo do Atlas

Logotipo novo (2022)

Logotipo do Atlas de Laranjal Paulista 2022, com texto.

Rosa dos ventos, ícone presente nos mapas e bússolas, estilizada com as iniciais "A" — de Atlas — e "L" — de Laranjal Paulista —, nas cores do brasão do Município de Laranjal Paulista e a cor laranja. A rosa dos ventos está girada em 23°26' — a mesma inclinação axial da Terra — no sentido anti-horário, para reforçar a legibilidade das iniciais.

Logotipo sem o texto.

O "A", no quadrante sudoeste, na cor verde, remetendo a um compasso, é em referência a este Atlas. O "L", no quadrante nordeste, em cor laranja, é em referência ao nome do Município. Os 3 pares de arcos azuis com flechas dos pontos colaterais em prata são em referência aos 3 distritos que compõem o Município: Laranjal Paulista (sede), Maristela e Laras.

À direita da rosa dos ventos estilizada está o nome do Atlas: "Atlas de" na cor verde; e "Laranjal Paulista", na cor azul e em caixa alta.

O processo de elaboração do logotipo se iniciou com a estilização da torre central da Igreja Matriz de São João Batista, que logo remeteu à flecha "Norte" da rosa dos ventos, daí o logotipo evoluiu neste sentido.

O logotipo foi criado por Igor Eliezer Borges, autor e organizador do Atlas, em 13 de fevereiro de 2021.

Logotipo antigo (2003)

Logo Atlas.png

As cores foram tiradas da bandeira do Município de Laranjal Paulista, exceto a cor laranja. Os campos em azul e em branco lembram o lado direito da bandeira laranjalense. Abaixo, há duas sequências de ondas estilizadas que lembram os dois rios principais: Tietê e Sorocaba. No canto superior direito do campo azul, há três quadrados brancos na forma de "L" representando os três distritos, posicionados semelhantemente como eles são no Município: Laras, Maristela e Laranjal. O três quadrados brancos "estão sendo" inseridos no campo azul: o que era tratado separadamente — ou seja, os distritos — , agora passa a ser tratado inserido num todo — o município.

O texto “ATLAS DE” está em verde, contrastando com a cor laranja do texto de baixo. O texto “LARANJAL PAULISTA” preenchendo o restante do logotipo está em laranja; cor esta lembra o nome e sua origem.

O logotipo deste Atlas foi criado pelo próprio autor em 2003.